terça-feira, 11 de maio de 2010

Democracia com ares de Ditadura

Entende-se que democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana, ou seja, é a institucionalização da liberdade a medida em que são respeitadas opiniões, sugestões, reclamações e qualquer tipo de manisfestação oriundo de discordâncias perante algo colocado em discussão.

Temos diversos direitos e deveres, mas em sua proporcionalidade sabemos que um está infinitamente superior ao outro.

A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. Isso acontece?...Obviamente que não!!!

Em relação a política, grande parte da população, vota pensando somente em seus interesses particulares beneficiando a si próprio, ou de sua classe social, ou de forma regional, o que impede estes eleitores de terem uma ampla visão dos problemas do país com um todo.

Em uma eleição, que resulta na vitória de um candidato com a maioria dos votos ou nem tanto como vemos em algumas eleições em que o candidato ganha até por 2% de vantagem, acaba levando a um governo ditatorial, disfarçado em democracia, já que o restante nem sempre tão minoria dos eleitores, serão governados por quem não elegeram, e sim imposto, tornando-se uma ditadura subliminar.

No vídeo, vemos um pouco desta "democracia" no sistema eleitoral brasileiro. Este comercial foi vetado pelo TSE.

2 comentários:

  1. Todas as coisas no mundo, sao feitas para a maioria. leis, acessos, transportes enfim. Qual o percentual de pessoas cegas no Brasil? Quantos farois, quantas calcadas sao adaptadas para estas pesdoas no país?
    Quantas leis existem na nossa Constituição? Muitas.... Mas quantas destas leis favorecem as minorias??
    Veja bem, a sociedade se organiza do todo para as partes... Primeiro vem o que há de comum, depois as exceções... A democracia nada mais é do que dar o direoto de escolha e considerar a escolha da maioria... Se a organização social levasse em consideração apenas as partivularidades, nao haveria convivência social. Uma minoria perde em determinados aspectos? Sim! Mas se a maioria está ganhando, essa perda acaba valendo a pena.
    Referente aos esquemas de corrupção o raciocinio é simples, desde que o Brasil é Brasil, há corrupção ... Independente de quem esteja lá ... Isso por quê?
    Quantos meses um pe de trigo leva pra crescer? E a soja? E a laranja?
    Acredito eu que tempo suficiente para que possam prosperar e o mesmo ocorre com a corrupção ... Todos os esquemas levaram um certo tempo para prosperarem até cairem na boca do povo... Entrou Sarney, entrou Collor, entrou FHC enfim e eles também não viram nada? Não tinha nada? A politica brasileira dá vergonha... só uma reforma política para resgatar os valores do verdadeiro político: aquele que trabalha para o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da política são necessárias reformas de valores e consciência humana. Grato pelo comentário inteligente com plena realidade.

      Excluir