sexta-feira, 26 de março de 2010

O mundo compete



A obrigação de competir faz com que a ética e cidadania fiquem esquecidos. As pessoas tomam atitudes que visam somente o seu lado!!! O resto como dizem é o resto e com isso "sugam" seus conceitos, pedindo favores e conselhos. Invertendo-se os papéis, o egoísmo predomina e acontece uma "Reciprocidade Zero!!!".

A competição sempre esteve presente, mas estamos em um exagero generalizado onde ser desleal vem no pacote. É algo que já está estruturado em nosso cotidiano. Quando alguém conta acontecimentos positivos, seja no pessoal ou no profissional, aquela grande satisfação pela felicidade alheia não ocorre e isso é fato, mediante situações corriqueiras.

Estamos em uma sociedade onde somos testados diariamente, isso ocorre pela competitividade que há e pela ganância de querer ser o número 1. Todos correndo atrás do tempo perdido. Será que o perdemos realmente ou não passa de delírios de uma sociedade perturbada?!? Humilham-se uns aos outros com uma facilidade extraordinária, sendo rude com qualquer alma que transita em seu caminho.

Existe um "achismo" de que quanto maior o seu poder financeiro, são maiores as evidências de ter uma maturidade ou inteligência diferenciada e com certeza a ilusão da uma felicidade utópica. Quando percebemos, somos apenas um número que pode estagnar depedendo de sua postura em relação a determinados acontecimentos.

As civilizações lutam entre si pela hegemonia de mercados e a globalização estimula extinção de diversos tipos de seres animais e vegetais. Competir se tornou uma arte onde o lema é vencer sempre!!!

6 comentários:

  1. Pois é , do jeito que a "coisa anda" eu me pergunto : Onde é que vamos parar ???? Tá difícil , viu !!! Beijos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto não sabemos, vamos continuar com nossos princípios...

      Excluir
  2. A sociedade exige o sucesso absoluto, é intolerante a erros, todos somos perfeitos e felizes, vivemos uma vida perfeita e ideal financeiramente. Experimente falar de problemas para os outros, quantos não se afastam de você por demonstrar que é um loser ? Agora, se você está no topo , todos querem estar próximos. Isto é , é tanta competitividade, que faz o humano mascarar sua humanidade, suas tristezas suas dores. E é por isso que o Mc Donald´s vende amor " Amo muito tudo isso" e a Coca- Cola vende felicidade , seu novo slogan é " Abra a felicidade" . Por escassez estes sentimentos são vendidos como produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escassez de sentimentos é que acontece para a sociedade estar regredindo desta maneira...

      Excluir
  3. Acredito que esta vontade de ser único é irracional. Basta analisarmos o reino animal... Para que a fêmea acasale com o macho, é preciso que este macho se sobressaia dos demais. No nosso cotidiano é quase a mesma coisa... A recompensa vem a partir do diferencial, ser diferente é cruel e ao mesmo tempo essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! Para sobressair e ser um diferencial é necessário uma dose de crueldade para um resultado mais objetivo...

      Excluir